Benefícios do Governo

Vale Gás Brasil – Veja como Fazer Cadastro

Em primeiro lugar, o Vale Gás foi lançada no final do ano passado, seu início a partir da dificuldade enfrentada por famílias em situação de vulnerabilidade na compra de gás de cozinha. O benefício concede um recurso bimestral igual a 50% do preço médio de um botijão de gás de 13kg.

O valor pode variar de acordo com o último cálculo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Mensalmente, a ANP elabora relatórios para apurar o valor médio da botija de gás de cozinha. Essa é a análise utilizada como referência pelo Governo, por meio dos Ministérios da Economia e da Cidadania, para definir o valor pago pela Vale Gás.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o Vale Gás Brasil e como você pode solicitar e os requisitos continue lendo este artigo.

Vale Gás Brasil - Veja como Fazer Cadastro

Fonte: Imagem do Google

Como me cadastro para receber o Vale Gás Brasil?

A porta de entrada para o recebimento da Vale Gás é o Cadastro Único (CadÚnico), banco de dados do governo federal que coleta informações sobre a população de baixa renda. Antes de explicar como se inscrever, é importante ressaltar que atualmente apenas uma parcela dos beneficiários do Auxílio Brasil pode receber o auxílio gás.

Sendo assim, de qualquer forma, o CadÚnico é o principal requisito. Para se cadastrar você precisa:

  • Escolher um representante da família para responder às perguntas de registro. Esta pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • É exigido CPF ou título eleitoral para o chefe de família, preferencialmente mulher.
  • Renda mensal per capita atual de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos;
  • Exceção: No caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, poderá ser apresentado um dos seguintes documentos. Não precisa ser o CPF ou o Título Eleitoral.

Além disso, é imprescindível a apresentação de pelo menos um dos seguintes documentos de todos os membros da família:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão de Nascimento Administrativo Indígena (RANI);
  • Carteira de trabalho;
  • Título Eleitoral.

Sendo assim, também é necessário fornecer comprovante de seu local de residência atual (dos últimos três meses) no momento do registro. Pode ser uma conta de luz ou água. É necessário que a família tenha os dados atualizados em caso de qualquer alteração. Como regra, um novo registro ocorre todos os anos a partir da data do primeiro registro.

Veja também:

Tratamento Odontológico Grátis pelo SUS

Auxílio Brasil – Veja como Obter Benefício

Minha Casa Minha Vida – Veja como se Cadastrar

Quem tem direito ao Vale Gás?

Cidadãos que: Ativamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem receber o Vale Gás; Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606); OU ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;

Também recebe famílias com renda acima de três salários mínimos, desde que inseridas em programas de transferência de renda dos três poderes;

Por fim, uma pessoa dentre os familiares que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

É importante lembrar, no entanto, que o escopo do programa é limitado. Assim, foram publicadas algumas regras de prioridade que se aplicam a:

  • Famílias que tenham o cadastro atualizado no CadÚnico nos últimos dois anos;
  • Com menor renda;
  • Que tenham um número maior de membros;
  • Famílias atendidas pelo Auxílio Brasil;
  • Com registro qualificado do gerente usando informações da investigação (se disponível).

Conclusão

Sendo assim, se você possui os pré requisitos recomendamos você se inscrever neste programa do governo. Afinal, ajuda de custos sempre são bem vindas. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha te ajudado.

function append_utm_to_links() { ?> var eio_lazy_vars={"exactdn_domain":"e8putdop3tm.exactdn.com","skip_autoscale":0,"threshold":0,"use_dpr":1}