Dicas para andar de skate
Se você está iniciando nesse esporte incrível e radical, veja essas dicas para andar de skate que melhorará seu desempenho.
Para quem gosta de novos desafios, aventurar-se em um novo esporte é sempre uma boa opção. Já pensou em começar a andar de skate? A modalidade, que surgiu na Califórnia na década de 1950, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo natal. Recentemente, foi até mesmo oficialmente reconhecido como esporte olímpico!
Neste post você conhecerá as cinco dicas mais importantes para mergulhar na prática do skate. Mas atenção: o risco de se apaixonar pelo surf de asfalto é muito alto! Vamos?
Fonte: Imagem do google
Dicas para andar de skate
Escolha a forma certa
Primeiramente, se você não sabe qual é a forma, vamos dividi-la: É a base em que você está, nada mais do que a madeira que cobre os caminhões e as rodas do skate. Com isso, para Ao escolher o modelo mais adequado, é importante prestar atenção às suas características individuais. Por exemplo, tamanho e tamanho dos pés) e ao desporto que pretende praticar. Sendo assim, a prática do skate tem muitas vertentes e as especificidades de cada uma exigem formatos e/ou materiais mais específicos – e por isso existem vários tipos de skates no mercado.
Além disso, aconselha-se aos principiantes que optem por um skate um formato maior, um pouco mais largo ou mais longo que facilita a missão desafiadora de ficar em pé por mais de alguns segundos.
Forneça (e use) o equipamento de segurança
Não negligencie o equipamento de segurança. Recusá-los a qualquer momento é um grande erro, especialmente quando você está apenas começando a praticar e está assumindo mais riscos no processo. Como as pistas de patinação são inerentemente duras e ásperas (asfalto ou concreto), a queda é invariavelmente dolorosa.
Sendo assim, certifique-se de ter itens básicos de segurança desde a primeira tentativa: capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas são essenciais e podem literalmente salvar sua pele em um momento de queda.
Comece com o básico e vá devagar
Não vá ao pote com muita sede. É importante respeitar o esporte e conhecer suas limitações ao iniciar a atividade. Evite encostas íngremes e manobras arriscadas até que você esteja confiante em suas habilidades.
Não se iluda pensando que você será poupado de quedas. Com isso, até os maiores nomes do esporte já passaram por essa situação! Em vez disso, seja humilde e inteligente o suficiente para aprender a cair: pule e saia da prancha o mais rápido possível se sentir que está prestes a perder o equilíbrio.
Preste atenção à postura e equilíbrio
Postura e equilíbrio são essenciais no skate. No começo, o mais difícil é parar na base, mas algumas técnicas vão te ajudar a se acostumar com a sensação: ao subir no skate, sinta sua força nas solas dos pés e contraia a barriga dobrando o joelhos dobram-se facilmente. Sendo assim, para manter o equilíbrio, evite balançar o corpo para frente e para trás.
Então, se você quiser melhorar seu desempenho, considere melhorar seus movimentos e músculos fora de pista: treinamento com bola, bosu e giros (miniboard com rodas) podem na academia e melhore seu desempenho nas rodinhas!
Inspire-se em quem sabe e está sempre tentando melhorar
O skate tem muitos ídolos e você pode se inspirar neles. Maior de todos os tempos Tony Hawks acumulando 12 títulos mundiais na modalidade vertical. No Brasil, por outro lado, muitos skatistas nacionais também são referências para quem ama o esporte: Bob Burnquist e Sandro Dias são alguns dos nomes mais emblemáticos. Por exemplo, busque conteúdo, assista vídeos e acompanhe suas sessões quem entende. Ou seja, a prática é a única maneira de melhorar, mas é sempre melhor ter alguém para admirar.