Dicas de como escolher uma televisão
Se você quer comprar uma tv nova, veja nossas dicas de como escolher uma televisão boa e que tenha qualidade!
A smart TV correta vai melhorar muito seu entretenimento, enchendo sua sala de estar com conteúdo muito bom. Sendo elas, Netflix, Hulu, Amazon Prime e outros serviços de streaming. Mas escolher o conjunto perfeito para seus hábitos de visualização significa decidir sobre a resolução da tela, a tecnologia de exibição e a plataforma que servirá como cérebro do dispositivo.
As especificações da Smart TV podem parecer confusas, mas depois de entender o que significa cada número, medida e jargão, você pode comprar com confiança.
Fonte: Imagem do google
Como escolher uma televisão
Encontre a melhor TV inteligente para seus hábitos de visualização
Primeiramente, considere seu tamanho e uma das principais considerações para qualquer nova TV é o tamanho que você deseja que ela seja. A resposta depende do tamanho do seu orçamento e do espaço físico onde você planeja instalar. Com isso, pegue uma fita e anote as dimensões da sala ou do quarto onde a televisão ficará. Além disso, mesmo depois de medir tudo, você ainda pode ter problemas para imaginar como a televisão vai ficar.
Com isso, para descobrir o quão dominante sua nova TV pode ser, você pode usar a realidade aumentada para visualizá-la in situ (confira os aplicativos da Samsung ou Sony) ou, mais praticamente, simular painéis de papelão em vários tamanhos. Sendo assim, você também deve considerar a que distância você estará sentado enquanto assiste: conjuntos na maior tamanho vão doer os olhos se você estiver bem na frente deles. Ou seja, não existe uma única maneira correta de calcular o tamanho ideal da tela com base na distância de visualização, embora fabricantes alguns conselhos. Se possível, visite uma loja de varejo local para testar os tamanhos e as distâncias por si mesmo.
Escolha uma resolução
Assim como em um laptop ou smartphone, a resolução de uma televisão se refere ao número de pontos ou pixels que compõem a tela. Quanto mais pixels, mais nítida a tela, mas o tamanho da tela também importa – o mesmo número de pixels em uma tela maior não parecerá tão claro.
No momento, é uma decisão fácil, porque os monitores 4K (com resoluções de 3840 por 2160 pixels) saturaram o mercado. Algumas empresas de televisão usam o termo “ultra HD”, mas é a mesma resolução, e praticamente todos os novos aparelhos de hoje vêm com essa especificação.
Se você realmente quer economizar dinheiro e está escolhendo um conjunto menor (menos de 40 polegadas, digamos), você pode encontrar alguns modelos “full HD” (ou 1080p) de baixo custo para escolher. No outro extremo do mercado, você pode ver alguns conjuntos de 8K. Eles ainda são muito caros e há conteúdo mínimo de 8K no momento. A hora do 8K chegará, mas não será por alguns anos.
Entenda a tecnologia de exibição
As telas de televisão de hoje contam com duas tecnologias concorrentes: o onipresente LED LCD e o OLED mais caro. Tentar dizer qual é o melhor pode ser complicado, principalmente porque os fabricantes adicionam seus próprios ajustes e tecnologias a cada plataforma. Além disso, à medida que as duas tecnologias se desenvolvem, elas naturalmente melhoram.
As telas de LCD de LED empregam diodos emissores de luz branca, ou pixels de LED, como luz de fundo para formar imagens através de uma tela de cristal líquido ou filtro LCD. Os LEDs geralmente cobrem a tela inteira, mas conjuntos mais baratos às vezes os limitam apenas às bordas. As telas LCD de LED são geralmente mais nítidas que as OLED e também fornecem controle de luz com aparência mais natural nas cenas.
Esses são os princípios, mas essas tecnologias estão em constante mudança. Muitos conjuntos de LCD de LED mais novos e mais caros agora usam escurecimento local, que escurece seletivamente a luz em zonas específicas da tela. Também estamos vendo conjuntos de mini-LED com zonas super pequenas, o que significa que a luz de fundo do display LCD LED pode ser quase (embora não tão) tão precisa quanto o OLED.
Dada toda essa terminologia – e muitas palavras-chave específicas do fabricante que não mencionamos – pode parecer impossível entender essas tecnologias subjacentes ou escolher entre elas. Recomendamos observar as diretrizes básicas acima e, em seguida, dirigir-se à sua loja de TV local, onde você poderá experimentar a qualidade da imagem e como ela se relaciona com cada tipo de painel.